PROJECTO SOCIAL DA JUNTA DE FREGUESIA, PRESENTE NO VI CONGRESSO REGIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Teve lugar no passado dia 20 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, o VI CONGRESSO REGIONAL DE ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL, onde a nossa freguesia esteve representada, dando a conhecer o seu projeto de intervenção social junto dos idosos não institucionalizados Vilanovenses.

Este congresso, promovido pelo Consórcio AGEING@COIMBRA, pretendeu premiar projetos inovadores junto da população idosa em três áreas de intervenção: Saúde+, Vida+ e Conhecimento+.

A Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem apresentou, no âmbito desta última categoria, o projeto “DE MÃOS DADAS COM A HISTÓRIA DA NOSSA GENTE”, dando assim a conhecer a intervenção que está a ser levada a cabo, bem como os seus objetivos e as metodologias implementadas.

Foi, sem dúvida, um congresso rico em novas práticas, em temas pertinentes e que nos devem sensibilizar para a adoção de hábitos saudáveis para a promoção e valorização da pessoa idosa, envolvendo-a e integrando-a de forma cada vez mais ativa na sociedade.

Conceitos como intergeracionalidade,aprendizagem, histórias de vida foram denominadores comuns em muitos dos projetos apresentados.

Demos assim a conhecer as nossas Boas Práticas no Envelhecimentos Ativo e Saudável, mostrando a nossa preocupação com o bem-estar desta população.