1918 – 2018 | VILA NOVA DE TAZEM ASSINALA O FIM DA GRANDE GUERRA

A Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem e o Núcleo de Gouveia da Liga dos Combatentes, assinalaram de forma solene o final da Grande Guerra 1914 – 1918, tendo o Núcleo assinalado também o 4º aniversário desde a sua fundação.

As cerimónias foram presididas pelo Tenente General Joaquim Chito Rodrigues e contaram ainda com a presença do Deputado da Assembleia da República, António Santinho Pacheco; Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu; Vereadores da Câmara Municipal de Gouveia, Teresa Borges, Joaquim Loureço, Jorge Ferreira, José Nuno Santos; Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo; Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, Marco António Martins, Secretária da Junta de Freguesia, Sandra Cunha, Tesoureiro da Junta de Freguesia, João Ferrão, Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Tazem, Viriato Costa Pinto; Presidente da Junta de Freguesia de Gouveia, João Amaro; Presidente do Núcleo de Gouveia da Liga dos Combatentes, Nogueira Maia; Presidente da Casa do Concelho de Gouveia, Joaquim Cabral; Comandante do Destacamento do Posto da GNR de Gouveia, Capitão Daniel Fernandes; Comandante do Posto da GNR de Vila Nova de Tazem, Cabo João Matias; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, Guilherme Mota; Presidentes e Representantes das diversas Associações e Colectividades de Vila Nova de Tazem; Reverendo Pároco Joaquim Sequeira; Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, Guarda de Honra do RI 14 de Viseu; Antigos Combatentes do Ultramar, de Vila Nova de Tazem; Representantes dos Núcleos da Liga dos Combatentes de, Castelo Branco, Belmonte, Foz Côa, Guarda, Manteigas, Meda, Sabugal e Viseu. Estiveram ainda presentes familiares dos combatentes homenageados e também largas dezenas de Vilanovenses que se associaram à cerimónia.

O dia começou na Av. Dr. Joaquim Borges com a recepção às entidades convidadas e à Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem, seguida de romagem ao cemitério da freguesia, onde foi descerrada pelo Presidente da Liga dos Combatentes e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, uma placa que assinala a requalificação do Talhão dos Combatentes, levada a cabo pela Junta de Freguesia. Foi ainda colocada uma coroa de flores em memória e homenagem aos combatentes.

A cerimónia prosseguiu no Jardim D. Laura Artiaga, onde o momento alto foi a inauguração e benção de um monumento que perpetuará a memória dos 30 Vilanovenses que em 1917 partiram rumo à Flandres, tomando parte do Corpo Expedicionário Português na Guerra das Guerras. A inauguração foi feita pelo Presidente da Liga dos Combatentes, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem e por Francisco dos Santos Pinto Marvão.

O monumento foi oferecido e custeado precisamente pelo Vilanovense e sócio benemérito da Liga dos Combatentes Francisco dos Santos Pinto Marvão, tendo sido desenhado pelo Arq.º Marco António Marvão Martins.

Foi ainda entregue ao Presidente do Núcleo, pelo Senhor Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, um Diploma de Louvor e Medalha de Distinção, pela participação no programa ( Passagem de Testemunho ) ” Dos Avós aos Netos ” tendo o Núcleo de Gouveia sido o 2º classificado, na angariação de Jovens sócios. Foi ainda entregue ao Sócio nº 173 551, Francisco dos Santos Pinto Marvão, um Diploma de Louvor pelos relevantes serviços prestados ao Núcleo de Gouveia e à Liga dos Combatentes e um Cartão de Sócio benemérito da Liga dos Combatentes.

De seguida, foi celebrada Eucaristia na Igreja Matriz, tendo as celebrações culminado com um almoço convívio realizado no Centro Cultural de Vila Nova de Tazem.

O mestre de cerimónias foi o Sr. Coronel João Manuel Pais Trabulo a quem a Junta de Freguesia agradece a forma dedicada e exemplar como preparou e geriu as comemorações.

De destacar ainda a actuação da Banda Filarmónica que, abrilhantou todos os actos tornando-os ainda mais solenes.

A Junta de Freguesia agradece de forma reconhecida a todos aqueles que colaboraram na preparação da cerimónia tendo-a tornado um êxito, num dia que ficará marcado na memória de todos aqueles que nela participaram.

1918 – 2018 | VILA NOVA DE TAZEM ASSINALA O FIM DA GRANDE GUERRA