Município de Gouveia Reforça Rede de Defesa da Floresta

O Município de Gouveia viu aprovada a candidatura ao Programa PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que visa promover a gestão de riscos contra incêndios, que neste caso incide sobre a instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Com uma área de intervenção de 61,18 hectares, o projecto tem como objectivo a construção de uma rede secundária de faixas de gestão de combustível associada à rede viária florestal estruturante.

A operação envolve o investimento de 362.000 €, financiado em 85% pelo Programa POSEUR terá como área de intervenção as freguesias de Cativelos, Folgosinho, Gouveia, S. Paio, Vila Nova de Tazem, União de Freguesias de Melo e Nabais, União de Freguesias de Rio Torto e Lagarinhos e União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra.

As ações do projecto têm por objectivo reduzir o risco de incêndio eliminando matos e povoamento florestal denso. Os trabalhos incidirão ainda sobre a construção, desobstrução e limpeza valetas e valas de drenagem em caminhos florestais, num total de 75,98 km de área de intervenção.

Esta operação pretende auxiliar os vários agentes que se debatem com a tarefa de prevenir e combater os incêndios florestais no concelho de Gouveia, permitindo reestruturar todo o espaço florestal para operações silvícolas (plantações, manutenções e extrações de material lenhoso) e linhas de compartimentação florestal.

Município de Gouveia
100% consigo!